20 novembro 2017

Mercados de FX, dica rápida sobre câmbio


Bom isso aqui vai ser basicamente, o que a investopedia vai falar aqui https://www.investopedia.com/articles/forex/090314/how-calculate-exchange-rate.asp , mas de qualquer modo é um detalhe que certamente confunde muita gente.

Quando tratamos de câmbio existem dois modos para se expressar a mesma ideia.

Eu posso falar de Moeda local (BRL) em termos de moeda estrangeira (USD)

1 BRL = 0,3USD

Ou eu posso falar em moeda estrangeira (USD) em termos de moeda local (BRL), que é o tradicional

1 USD =3,25 BRL

A confusão começa a surgir quando olhamos mercados de FX, ou forex que são operações de compra e venda de moeda FullTIme, All the time.

O ponto é que nesses mercados a base é geralmente o dólar, só que nos EUA não faz muito sentido querer saber de quantos USD eu preciso para comprar o BRL. Então usa-se a noção de Moeda Local em termos de moeda estrangeira, só que o pequeno grande detalhe nisso é que como eu estou falando de quanto 1 USD vale em BRL, esse é na verdade o mesmo número!

Exemplo

Vendo a partir dos EUA
Moeda local (USD) em termos de moeda estrangeira (BRL)
1 USD =3,25 BRL
Quando encontrar USD/qualquer_moeda  é isso que temos

E vendo a partir do Brasil
Moeda estrangeira (USD) em termos de moeda local (BRL)
1 USD=3,25 BRL

Só tendo isso em mente já fica bem mais fácil entender o que o Blanchard está fazendo na seção de economia internacional. E isso muda nas diferentes edições do manual

Isso só vai ficar um pouco mais complicado quando não estivermos passando pelo dólar

Mas vamos olhar a relação CNY-BRL

só que como

Eu ainda posso dizer que 




Nenhum comentário: