Série:Vampiro Carioca |
Em um artigo publicado na revista ISTOÉ,está afirma que as séries de,no máximo,15 minutos começam a fazer sucesso entre os espectadores jovens,da tevê por assinatura brasileira,a revista ainda cita como exemplo às séries “Vampiro carioca”(que vai ao ar semanalmente pelo Canal Brasil),e a série jovial, “Bicicleta e melancia”(ainda por estrear no Multishow).Como a última ainda não estreou,conheço apenas a primeira,que tem um bom enrredo,que chama a atenção do espectador,fazendo uso da animação em cenas de “violência”,mas particularmente não me tornei grande fã desse formato de série,um dos principais — se não o principal — motivo,é,a série muito rápido,e acaba esquecendo de apresentar os personagens,e quando atinge seu clímax,deixa o espectador carente,de um fim,que só se dará na próxima semana — ao menos foi isso que vi em “Vampiro carioca”.
A idéia,por si,não é ruim,principalmente em tempos de You tube,onde é difícil alguém — principalmente os jovens — se concentrarem por mais de cinco minutos para acompanharem — num sórdido exemplo — a “dança da lacráia”.Mas está sendo mal desenvolvida,com séries de apenas um episódio por semanal,que só se concluíra na semana seguinte.
Essas séries de 15 minutos,tem ganhado muito espaço,devido à um fator de extremo peso,no mercado de entretenimento:são de produção barata,e dão um retorno (em audiência,e publicidade) considerável.
Hoje o mundo vive uma valorização do tempo.No passado filmes como “E o vento levou” (1939), com mais de três horas e meia de duração faziam sucesso,conseguindo arrecadar alguns bilhões de dólares — em uma época,na qual o 3D ainda era um sonho distante,e consequentemente,os preços dos ingressos era bem inferiores aos que são praticados pelos cinemas,na atualidade — hoje,os filmes mais longos à chegarem no circuito comercial,não chegam,sequer a três horas — tendo em média duas horas e meia.
O jornalista Carlos Merten,crítico,do jornal “Estadão”,recentemente fez comentários à respeito do filme “Carlos”,que quando exibido no Festival do Rio (fora do circuito comercial ),teve suas mais de cinco horas,exibidas na integra,mas se filme chegar ao circuito comercial,teria apenas uma versão de aproximadamente 150 minutos exibida.
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