"Nosso Lar"(2010) |
Hoje,em plena segunda-feira,finalmente consegui assistir à “Nosso Lar”(2010),a conhecida obra de Chico Xavier,que recentemente,teve sua versão para o cinema lançada.Juro que inicialmente não tinha grandes expectativas para o filme,mas me surpreendi.Antes de comentar “Nosso Lar”,aviso previamente à meus leitores,os seguintes comentários referem-se somente ao filme,e não a religião,cuja a qual o filme aborda.
De acordo com o que vi na platéia — aliás essa platéia me surpreendeu,já que estava cheia,às 16 horas de segunda-feira,algo que justifica a afirmação feita pela Fox (distribuidora do filme),que no dia 8/09,disse “ O longa ‘Nosso lar’,já ultrapassou a marca de um milhão de espectadores”— ,o filme parece chamar mais atenção,daquelas pessoas que tem mais idade,pessoas que por sua vez acabam levando consigo (ao cinema),seus filhos/netos.
A qualidade da história é inquestionável,história que não tem uma definição exata — particularmente,ainda não sei dizer se “Nosso Lar” é uma aventura,um suspense,ou qualquer outro gênero —,mas acho que definir “Nosso Lar”,como um “drama”,não é “exatamente” correto,já que o “drama” é um gênero muito abrangente;talvez a melhor definição para “Nosso Lar”,seja mesmo aquela que o define como,um “filme espiritualista”.
Na cena em que a personagem Eloisa (Rosane Mulholland),diz a André Luiz (Renato Prieto),que pretende fugir de Nosso Lar,a idade do roteiro,parecido ter pesado um pouco — “Nosso Lar”,foi psicografado por Chico Xavier,em 1943 —,já que os textos desta cena,acabaram sendo muito antiquados — ultrapassados — e conseqüentemente,a cena não alcançou o grau de emoção,que poderia ter alcançado,se utilizasse um roteiro mais atual.
Outras cenas também me chamaram a atenção, na verdade me emocionaram — não cheguei a derramar lagrimas (embora não tenha problemas com isso) — mas tais cenas me fizeram refletir um pouco.A primeira delas foi a cena em que André Luiz ,reencontra sua mãe,e os dois se unem num emocionante abraço,essa cena não é nova — aliás é comum em certos programas de TV,que costuman reunir famílias,que há muito tempo estão separadas — mas pelo fato de se tratar de ficção,e a trilha sonora que foi combinada a cena,a tornaram inesquecível.É difícil falar dessa cena sem elogiar aos atores, Elma Egrei ( mãe de André Luís ) e Renato Prieto ( André Luiz ),que em minha singela opinião,protagonizaram uma melhores cenas de reencontro entre mãe e filho do cinema nacional,que embalada pela trilha sonora,americano Philip Glass,se tornou ,particularmente,inesquecível.
A segunda cena que muito me emocionou, foi aquela em que o governador (Othon Bastos ),fala aos cidadãos de Nosso Lar,que muitos novos espíritos chegarão a cidade,e a diversas outras “cidades espirituais”,espalhadas pelo mundo,como resultado do inicio da segunda guerra mundial,no ano de 1939.Se parasse por ai,a cena já seria,por demais,marcante,mas não,a cena é seguida por uma seqüência de imagens da guerra,que combinada com a — novamente,maravilhosa — trilha sonora de Philip Glass.
Alguns críticos,criticaram a escolha de Renato Prieto,para o papel principal do filme,devido a sua inexperiência com o cinema,mas Prieto,acabou conseguindo representar a imagem de um pai de família,algo que não tenho certeza,se outros atores conseguiriam fazer quão bem,quanto Prieto o fez.Outro aspecto que também foi criticado no filme,foram suas animações:assisti ao filme em um cinema 2D (o filme nem está disponível em 3D),e devo dizer,obviamente devido ao baixo orçamento (para os padrões internacionais),o filme tem animações não tão boas,mas em geral,você acaba se acostumando,e nem percebe a diferença,acho que a única chance de você notar certas falhas nos efeitos especiais,é assistindo o filme em HD,mas isso só em 2011,quando o filme deve ser lançado em Blu-ray,ou HD-DVD.Mas particularmente também não me simpatizei com os efeitos especiais de “G.I. Joe:A origem de cobra”(2009).
Adorei “Nosso Lar”,mas independentemente de se gostar,ou não do filme filme,é fato,“Nosso Lar” abriu,e está abrindo,novos horizontes para cinema nacional.Em uma época em que cinema nacional tinha “Lula,o filho do Brasil como o filme mais caro em sua história — com o orçamento estimado em R$ 16 milhões —,surge um filme,nacional,repleto de efeitos especiais — embora os efeitos,tenham sido produzidos por uma empresa canadense (a mesma que foi responsável,pelo magnífico “Watchmen-O filme”,2009)— orçado em R$ 20 milhões,que ao contrário de seu antecessor,no posto de “filme mais caro da história do cinema nacional”,está conseguindo se pagar.Até o dia 13/09 “Nosso Lar” já arrecadou mais de R$ 16 milhões,enquanto “Lula,o filho do Brasil”,durante suas mais de 4 semanas em cartaz,arrecadou apenas,pouco mais de R$ 6 milhões ( “Nosso Lar”,está em cartaz à apenas duas semanas).
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