How to Rule in the Islamic World - YouTube --sintése de Ibn Khaldun
Em termos práticos, o fascinante na discussão mais Ibn Khaldun é como o dinheiro é um fator secundário. E mesmo na discussão mais avançada de desigualdade esse aspecto também aparece. Dinheiro é uma proxy social, nada mais que isso, não é como se as relações sociais representadas pelo dinheiro fossem deixar de existir na ausência deste. Na medida em que uma sociedade é dividida em relações sociais com bases muito diversas(escola), e tudo que importa na construção do capital financeiro é social, a desigualdade se torna um elemento insuperável.
É interessante porque o Ibn Khaldun análisa a estrutura de
um reino, onde o dinheiro é um elemento...em certa medida totalmente
secundário, e o poder emerge das relações sociais. Em tese o capitalismo
deveria apresentar uma dinâmica próxima das leis de Darwin, mas em casos de
economias primárias, o ganho financeiro tem muito pouca, ou nenhuma relação com
a efetiva produtividade financeira das relações sociais.
Em geral um artista que consiga cativar multidões vai ganhar
muito mais que um banqueiro, e aqui no que tange a cativar multidões na dimensão
estritamente cientifica, esse cativar se explicar muito mais por uma discussão
bio-eugenica do que econômica.
A economia, e o capitalismo como um todo refletem o desejo
humano de superar o estado animal. Mas numa sociedade guiada pelos instintos
animais mais básicos tal qual sociedades primárias, isso dificilmente vai ter
algum êxito.
As pessoas se guiarão mais pela capacidade de cativar das outras
do que pelo efetivo retorno financeiro, que a outra pode oferecer. Geralmente o
“cativar” irá remeter ao instinto de reprodução, e em certa medida isso vai
explicar o papel secundário, mas ao mesmo tempo central que as mulheres assumem
na sociedade.
De modo geral o fato simples na forma da forma da
animalidade humana é imutável. E não deixa de ser interessante pensar em como a
suposta racionalidade dominante na microeconomia é mais uma ambição animal do
que uma realidade na dinâmica das economias primárias onde o único efetivo
canal de transição social são as relações afetivas/românticas.
Na medida em que diferentes formações de individuo tornam a
troca social humana basicamente impossível, o instinto de reprodução entra em
ação, e as interações sociais que efetivamente permitem a transição social são
guiadas pelo desejo sexual.
O Ibn Khaldun vai focar na dimensão de coesão social, no
caso brasileiro a coesão social inexiste quando olhamos para a base da
sociedade. Em geral as pessoas partem de formações sociais muito distintas, o mito social comum é uma ilusão distante, e acho
que aqui eu to tentando discutir como a explicação de desigualdade social
através de coesão social reflete mais uma análise de comportamento animal da
espécie humana do que qualquer variável econômica.
Em geral os agentes ao fim do ciclo de formação vão ter
formações tão diversas, que a troca no âmbito social se torna praticamente
impossível, se não pelo canal do desejo sexual entre as diferentes camadas da
sociedade. Pensado no reino de Ibn Khaldun podemos imaginar uma mulher que se
constrói socialmente através das relações sexuais com figuras do poder, no
capitalismo e no pseudocapitalismo das perfieferias a mesma relação segue
existindo. Agora não temos mais um reino, mais uma classe dominante geralmente concentrada
numa vizinha. Pensando no Rio de Janeiro pode ser o Leblon.
É interessante porque o Ibn Khaldun análisa a estrutura de
um reino, onde o dinheiro é um elemento...em certa medida totalmente
secundário, e o poder emerge das relações sociais. Em tese o capitalismo
deveria apresentar uma dinâmica próxima das leis de Darwin, mas em casos de
economias primárias, o ganho financeiro tem muito pouca, ou nenhuma relação com
a efetiva produtividade financeira das relações sociais.
Em geral um artista que consiga cativar multidões vai ganhar
muito mais que um banqueiro, e aqui no que tange a cativar multidões na dimensão
estritamente cientifica, esse cativar se explicar muito mais por uma discussão
bio-eugenica do que econômica. As pessoas desejam as outras, seja um politico que cativa relações superficiais com toda uma cidade, ou na figura do desejo sexual pela mulher.
A economia, e o capitalismo como um todo refletem o desejo
humano de superar o estado animal. Mas numa sociedade guiada pelos instintos
animais mais básicos tal qual sociedades primárias, isso dificilmente vai ter
algum êxito.
As pessoas se guiarão mais pela capacidade cativar das outras
do que pelo efetivo retorno financeiro, que a outra pode oferecer. Geralmente o
“cativar” irá remeter ao instinto de reprodução, e em certa medida isso vai
explicar o papel secundário, mas ao mesmo tempo central que as mulheres assumem
na sociedade.
De modo geral o fato simples na forma da forma da
animalidade humana é imutável:Os grupos comportamentais se mantém no poder, através do dominio de uma dinâmica social comum ao grupo.E não deixa de ser interessante pensar em como a
suposta racionalidade dominante na microeconomia é mais uma ambição animal do
que uma realidade na dinâmica das economias primárias onde o único efetivo
canal de transição social são as relações afetivas/românticas.
Na medida em que diferentes formações de individuo tornam a
troca social humana basicamente impossível, o instinto de reprodução entra em
ação, e as interações sociais que efetivamente permitem a transição social são
guiadas pelo desejo sexual.
O Ibn Khaldun vai focar na dimensão de coesão social, no
caso brasileiro a coesão social inexiste quando olhamos para a base da
sociedade. Em geral as pessoas partem de formações sociais muito distintas, acho
que aqui eu to tentando discutir como a explicação de desigualdade social
através de coesão social reflete mais uma análise de comportamento animal da
espécie humana do que qualquer variável econômica.
Em geral os agentes ao fim do ciclo de formação vão ter
formações tão diversas, que a troca no âmbito social se torna praticamente
impossível, se não pelo canal do desejo sexual entre as diferentes camadas da
sociedade. Pensado no reino de Ibn Khaldun podemos imaginar uma mulher que se
constrói socialmente através das relações sexuais com figuras do poder, no
capitalismo e no pseudocapitalismo das periferias a mesma relação segue
existindo. Agora não temos mais um reino, mais uma classe dominante geralmente concentrada
numa vizinhança. Pensando no Rio de Janeiro pode ser o Leblon.
Cada vez mais me convenço que Marx é bullshit e a desigualdade apenas poderá ser explicada na discussão biológica eugenista e na discussão social de Ibn Khaldun, ou qualquer coisa que dê o acknowledge de que dinheiro é mera proxy pra relações sociais que vão existir de qualquer forma.
Parando pra pensar qual diferença entre a discussão social, e a comportamental animal? Falar em social ao invés de comportamental é mero detalhe que nos permite ignorar a essência animal da espécie humana.
Ponto interessante é que falar em dinâmica comportamental parece distante da conversa cotidiana, mas isso é na verdade a mesma coisa que duas pessoas com referências muito diferentes, a tal nível que a conversa se torna impossível.
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