06 outubro 2020

O Renminbi como reserva de valor, e o dinheiro irrastreável


Eu sempre acho meio estranho como a  galera desacredita o potencial do Renminbi, como reserva de valor, e da China como um todo. Um ponto que geralmente passa despercebido é o tamanho do mercado sob sanções americanas, apenas o Iran é uma sociedade do tamanho de duas Argentinas (e com relativa influência mesmo nas regiões mais americanizadas do Golfo-Persico) isso somado aos demais casos, mais o dinheiro irrastreável que não pode passar pelos EUA gera um enorme potencial  para ascensão do Renminbi enquanto reserva de valor. No final das Contas não é dificil imaginar que os cargueiros carregados de ouro fazendo o trajeto Moscow-Caracas-Tehran, possam virar transisações no sistema bancário Chinês, possivelmente em Macau. 

O ponto é que esse fenômeno possivelmente começaria em uma parcela da Economia de dificil rastreabilidae. E é provavel que em certa escala já esteja ocorrendo, a Coréia do Norte por exemplo tem uma série de empreedimententos pelo mundo, usados para adquirir reservas internacionais e importar artigos para o país através de empresas de fachada.No geral a lavagem do dinheiro vai ocorrer nos locais tradicionais, o dinheiro vai dar algumas voltas ao mundo até que seja irrastreável. Em geral isso vai invariavelmente passar por algum Banco Chinês, até pela relação que as elite da DPRK já tem com a China. 


O ponto chave é que quando uma empresa/país sob sanção americana precisar comprar suprimentos no mercado mundial ela vai usar uma empresa de fachada e talvez esse dinheiro já esteja passando pela China, até porque a única alternativa de porte equivalente seria a Rússia, e hoje a China parece uma opção mais estável. Pela natureza dessas operações não dá pra saber o tamanho dessas operações, nem mesmo se já não estão acontecendo. Mais invarialvemente a moeda que estiver sendo base dessas transações será a próxima reserva de valor mundial.


Trazendo isso para a realidade, o que é mais perceptivel hoje é o papel do EURO nesse tipo operação até pela facilidade da moeda transitar com relativa facilidade entre diferentes sistemas bancários sem conversões cambiais. Mas ninguém bota uma placa na porta com "Lava-se dinheiro sob sanção americana". 


Quanto mais politizado for o Dolar maior a chance dele ser substituido, afinal dinheiro não tem cor e em certos contextos nem origem.

Nenhum comentário: