05 abril 2017

Empresas funcionam como microestruturas sociais, possuindo características muito particulares, que vão desde a estrutura hierárquica até o modo como a empresa interage com a sociedade ao seu redor. A relação entre indivíduos e empresas é a maior constante na cena de interações sociais contemporânea, seja quando essa interação se dá com o individuo na posição de cliente ou de representante da empresa.
Logo as estruturas corporativas, independente de seu segmento, tem em diferentes níveis a capacidade de difundir ideias na sociedade. Sendo o engajamento social o insumo de máxima necessidade para o avanço das discussões ambientais, é válido assumir que uma atuação ativa das empresas é peça chave na discussão ambiental.

Pelo mundo a atuação das instituições em torno das discussões ambientais começa a ganhar certa uniformidade com a introdução das certificações ISO 14001. A demanda pela certificação pode ter origem interna, a partir de um posicionamento ambiental(19), ou externa que é o caso quando necessidade da certificação surge para atender um cliente (numa operação B2B). Haja vista que a necessidade da empresa compradora, pelo posicionamento como empresa “ecofriendly” costuma surgir da própria base de clientes. Bergamini Junior(4), constrói essa perspectiva da seguinte forma:

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